- A divisão Model e EV da Ford relatou uma receita líquida de cerca de US$ 100 milhões no primeiro trimestre.
- Somando as despesas, porém, o braço EV do Blue Oval perdeu US$ 1,3 bilhão no trimestre.
- A Ford culpa em grande parte os cortes de preços que reduziram as margens pela queda massiva nas receitas em comparação com o primeiro trimestre de 2023.
A Ford relatou um lucro líquido de US$ 1,3 bilhão no primeiro trimestre de 2024, um número amplamente reforçado pelo sucesso da divisão de frotas Ford Pro da empresa e pelos US$ 3 bilhões que ela arrecadou – mais de três vezes o do motor de combustão interna. braço Ford Blue focado. A divisão Model e voltada para baterias elétricas do Blue Oval, no entanto, continuou drenando os fundos da empresa, perdendo US$ 1,3 bilhão no trimestre – cerca de duas vezes o que perdeu durante o mesmo período em 2023. A empresa culpou a “pressão de preços em todo o setor” em sua apresentação de resultados do primeiro trimestre.
Para colocar esses números em perspectiva, a Ford Pro ganhou aproximadamente US$ 7.300 por cada um dos mais de 400.000 veículos vendidos, após contabilizar despesas, mas não juros ou impostos (EBIT). A Ford Blue embolsou cerca de US$ 1.400 por cada um dos mais de 600 mil veículos vendidos nas mesmas condições.
O Modelo e, por outro lado, perdeu perto de US$ 130.000 por veículo nos aproximadamente 10.000 EVs que movimentou no primeiro trimestre de 2024. E isso antes de colocar juros ou impostos na equação.
Até a boa notícia para o Modelo e é. . . bem . . . não tão bom. Consideremos a receita reportada da divisão de cerca de US$ 100 milhões, o que deveria ser motivo de comemoração. Porque mesmo que esse número fique muito aquém de cobrir as diversas despesas do Modelo e, é pelo menos um número positivo por si só. Exceto que US$ 100 milhões em receitas representam uma queda de 84% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Isto apesar das vendas terem caído apenas cerca de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Por que então o grande impacto na receita? A Ford atribui as perdas aos cortes de preços que fez nos seus VEs em resposta às mudanças nas condições do mercado. Com o espaço das baterias eléctricas a continuar a crescer, a Ford poderá encontrar-se numa posição em que precisará de reduzir novamente os preços – algo que parece que o fabricante de automóveis, literalmente, não se pode dar ao luxo de fazer.
Ao mesmo tempo, espera-se que as despesas crescentes do Modelo e coloquem ele e a Ford em uma posição melhor nos próximos anos, já que parte desse dinheiro vai para o desenvolvimento dos EVs da próxima geração da empresa. Se tudo correr conforme o planejado, esses Fords movidos a bateria aumentarão muito as receitas futuras do Modelo.