Você não precisa de um diploma em ciência de foguetes para carregar um veículo elétrico. Conectar um VE para carregar não é mais difícil do que abastecer um carro movido a gasolina. Dito isso, as coisas podem ficar um pouco confusas se você começar a investigar as ervas daninhas dos diferentes equipamentos e velocidades de carregamento. Jargão como SAE J1772, Carregamento rápido DC, ou Nível 1 e 2 carregadores pode fazer com que recarregar a bateria do seu EV pareça muito mais complicado do que realmente é. Com isso em mente, dedicamos um tempo para explicar as coisas para você, explicando os fundamentos do carregamento de EV e os vários “níveis” associados a ele.
Níveis de carregamento de veículos elétricos
A Society of Automotive Engineers descreve três níveis de carregamento de EV: Nível 1, Nível 2 e Nível 3. O que você usa em um determinado momento pode depender de alguns fatores, como o sistema elétrico da sua casa e a composição dos carregadores públicos disponíveis. em uma determinada localidade.
Nível 1
As montadoras costumam incluir equipamentos de carregamento de nível 1 em novos carros elétricos. Este dispositivo é conectado a uma tomada doméstica típica de 120 V. A onipresença dessas tomadas domésticas comuns torna o carregamento de Nível 1 incrivelmente conveniente, mesmo que esse tipo de carregamento reabasteça a bateria do seu carro em um ritmo muito lento. Planeje ver seu EV adicionar cerca de três a seis quilômetros de autonomia por hora, dependendo da eficiência de seu carro, caminhão ou SUV específico movido a bateria. Este tipo de carregamento é muito mais lento, muito menos eficiente e custará mais do que o Nível 2.
O nível 1 por si só não será suficiente para atender às necessidades de carregamento da maioria dos proprietários de veículos elétricos. Dito isto, se você dirigir apenas 32 quilômetros por dia, talvez consiga sobreviver apenas com o Nível 1. Um aviso rápido: nunca conecte o cabo do carregador Nível 1 a um cabo de extensão, pois o comprimento adicional do fio cria resistência que pode superaquecer o cabo de extensão e também causar falha no equipamento de carregamento e interromper o carregamento.
Nível 2
O carregamento de nível 2 opera a 240 volts e normalmente com três a quatro vezes a amperagem de uma unidade de nível 1 menor. Como tal, a maioria das unidades de Nível 2 adiciona eletricidade à bateria do seu EV a uma taxa aproximadamente seis a oito vezes mais rápida do que as configurações de Nível 1, o que equivale a 19 a 32 milhas de autonomia para cada hora de carregamento.
Mas a taxa de cobrança do Nível 2 pode variar drasticamente. Uma unidade típica de 240 volts e 24 A pode fornecer cerca de 6,0 kW de potência contínua. Mas o carregamento de nível 2 mais rápido possível é de 80 amperes, ou 19,2 kW, o que é mais de três vezes mais rápido. O hardware do seu carro determina a taxa máxima de carregamento de nível 2, e a maioria dos carros não é capaz de carregar a 19,2 kW, então você vai querer combinar seu equipamento de carregamento com o que seu EV pode suportar para evitar pagar pela capacidade que você pode ‘ não uso.
Recomendamos que qualquer proprietário de EV instale o carregamento de Nível 2 em casa. Se o cabo de carregamento fornecido ou disponível opcionalmente do seu EV for incompatível com uma tomada de 240 volts, você precisará adquirir equipamento de carregamento de Nível 2 dedicado para sua casa. Você também pode precisar adicionar capacidade elétrica à sua casa. Consulte um eletricista para garantir que o painel elétrico da sua casa esteja à altura da tarefa.
Embora a instalação da capacidade de carregamento de Nível 2 em casa seja uma despesa adicional, vários estados e localidades oferecem incentivos governamentais para compensar parte dos custos. Certifique-se de ver se esses incentivos estão disponíveis onde você mora.
Os carregadores de nível 2 também são do tipo normalmente encontrados em espaços públicos, como estacionamentos e estacionamentos. A extremidade do cabo que se conecta ao seu EV é idêntica àquelas que você usa para carregar em casa. Essas unidades podem adicionar um alcance razoável ao seu EV ao longo de algumas horas.
Nível 3 ou carregamento rápido DC
Os carregadores de nível 3 são os mais rápidos do grupo. Alternativamente conhecidos como carregadores rápidos DC, os carregadores de nível 3 são especialmente úteis durante viagens longas que exigem cobranças entre destinos, já que esse tipo de carregamento pode adicionar cerca de 160 a 400 quilômetros de alcance em 30 a 45 minutos. Ao contrário do carregamento de Nível 1 e Nível 2, as configurações de Nível 3 se conectam ao veículo por meio de um soquete com pinos adicionais para lidar com tensões mais altas (normalmente 400 ou 800 volts).
A rede Supercharger da Tesla oferece carregamento de nível 3, embora a montadora americana use um plugue proprietário que só funciona com seus veículos. Os motoristas de outros EVs podem encontrar carregadores de nível 3 em diversas estações de fornecedores como EVgo e Electrify America.
As taxas de carga de nível 3 atualmente variam de 50 kW a 350 kW, dependendo do carregador. Mas a taxa de cobrança é uma relação de mão dupla. Se o seu VE só consegue suportar um máximo de 50 kW num carregador de nível 3, então não carregará mais rápido do que isso, mesmo que esteja ligado a um carregador capaz de atingir os 350 kW. Além disso, a taxa de carga de um VE num carregador de Nível 3 muda drasticamente dependendo do estado de carga da bateria, diminuindo consideravelmente quando a bateria se aproxima dos 80 por cento da capacidade, a fim de evitar sobreaquecimento ou sobrecarga. Por exemplo, pode levar tanto tempo para carregar de 80 a 100 por cento quanto de 10 a 80 por cento. É por isso que, em viagens longas com VEs, a maneira mais rápida de voltar à estrada é normalmente cobrar no máximo 80%.
Todos os EVs usam o mesmo conector?
Conforme mencionado acima, os Teslas contam com um conector específico do fabricante para carregamento. Estão disponíveis adaptadores que permitem que Teslas carregue em estações de carregamento públicas ou domésticas que não usam este conector específico do Tesla. Além disso, existem adaptadores para conectar um EV não Tesla em equipamentos de carregamento Tesla de Nível 1 ou Nível 2.
A grande maioria dos VEs usa o mesmo tipo de conector. Para carregamento de Nível 1 ou Nível 2, esta porta redonda padrão é chamada de conector J1772. A conexão de carregamento rápido é conhecida como SAE Combo ou CCS; isso emprega o mesmo soquete J1772 de carregamento de Nível 1 e Nível 2, além de dois pinos extras que permitem o carregamento rápido DC.
O terceiro tipo de conector de carregamento rápido é o CHAdeMO. Poucos carros usam este adaptador, incluindo o Nissan Leaf, embora o Leaf ainda use uma porta J1772 para carregamento de nível 1 e nível 2. Dito isto, a Nissan está abandonando o soquete CHAdeMO para CCS em seu novo Ariya