É perfeitamente possível negociar um carro que ainda não foi quitado. No entanto, negociar um carro com empréstimo pode ser complicado. Você pode considerar tomar medidas extras para garantir que a troca seja adequada para você.
Essas etapas extras devem incluir a consideração do patrimônio atual do seu carro, se esse patrimônio é positivo ou negativo e como esse patrimônio afetaria o resultado de uma troca. Se o seu patrimônio for positivo, você pode estar em uma boa posição para negociar seu veículo, mesmo que ele ainda não esteja quitado. O patrimônio líquido negativo, entretanto, pode ser mais caro do que você espera ou está disposto a pagar. A seguir, discutimos como negociar um carro que não está quitado e quando essa opção é mais benéfica para os motoristas.
O que significa negociar um veículo?
Negociar um veículo significa transferir o veículo para uma concessionária que possa assumir os benefícios e responsabilidades associados a esse veículo. Normalmente, uma troca é benéfica para motoristas que desejam receber crédito para um veículo novo que gostariam de comprar ou alugar. Para determinar o valor desse crédito, a concessionária considera o valor do carro, levando em consideração coisas como a condição geral do veículo, a demanda do consumidor pela marca e modelo do seu veículo e quaisquer negociações e acordos anteriores que você tenha firmado com a concessionária. Um fator importante para determinar o valor da sua retoma é a depreciação do veículo, o valor do seu veículo no seu estado atual subtraído do preço do veículo novo.
Você pode negociar um carro que tem empréstimo?
Uma pergunta comum que encontramos é “uma concessionária comprará meu carro se eu ainda estiver devendo?” Definitivamente, é possível negociar mesmo se você ainda estiver pagando o empréstimo para adquirir esse veículo. No entanto, negociar um carro que você ainda deve pode ser um pouco mais desafiador e pode acabar custando caro se você não tomar cuidado.
O primeiro passo para determinar se uma troca de empréstimo é adequada para você envolve calcular o patrimônio que você acumulou no veículo. O termo patrimônio líquido refere-se à diferença entre o valor atual do seu carro e o valor restante devido no seu empréstimo para compra de automóveis. Esta diferença pode resultar em um patrimônio líquido positivo ou negativo, o que pode impactar significativamente os benefícios de uma troca.
Negociando um carro com patrimônio líquido positivo
Se o seu carro, no estado atual, vale mais do que o que você ainda deve no empréstimo, você tem patrimônio líquido positivo. O patrimônio líquido positivo normalmente se traduz em crédito que você pode aplicar em um carro novo. Para aumentar ainda mais suas economias em um veículo novo, você pode negociar o preço do veículo novo no qual está interessado. No entanto, depois de aplicar seu patrimônio líquido positivo a um veículo novo, você pode ter que cobrir os custos restantes do veículo, fornecendo financiamento adicional, como dinheiro ou outro empréstimo.
Negociando um carro com patrimônio líquido negativo
Por outro lado, se o valor do seu carro valer menos do que o valor que você ainda deve no empréstimo, você terá patrimônio líquido negativo. Isso também é conhecido como estar de cabeça para baixo ou debaixo d’água no empréstimo do seu carro e torna menos benéfico negociar o seu carro. Negociar um carro com patrimônio líquido negativo significa que você não terá crédito do veículo negociado para aplicar ao novo valor da compra e, conforme descrito acima, ainda terá que pagar ao seu antigo credor em dinheiro, transferindo o valor para o seu novo empréstimo ou fazer outros arranjos.
Alternativas à troca de carro
Em alguns casos, negociar um carro com um empréstimo faz mais sentido financeiramente. No entanto, pode não ser adequado para você. Felizmente, você tem outras opções disponíveis para vender seu carro, mesmo que ainda esteja devendo o empréstimo para adquirir um automóvel.
Uma opção é vender seu carro a um comprador particular. Isso pode se traduzir em obter mais dinheiro do seu veículo do que você faria se negociasse. Você pode até ser capaz de compensar qualquer patrimônio líquido negativo que tenha em seu empréstimo se definir o preço alto o suficiente. Se esta opção parecer adequada para você, avise seu credor antes de vender seu veículo para evitar quaisquer consequências negativas imprevistas.
Uma alternativa à negociação de um empréstimo de carro invertido é adiar a troca até que o empréstimo seja liquidado ou até que você tenha um patrimônio líquido positivo. Se você tiver tempo e capacidade financeira para adiar a negociação do seu veículo, é uma boa ideia fazê-lo para evitar contrair mais dívidas financeiras.
Quando você pode negociar um carro financiado?
Embora você possa negociar um carro financiado a qualquer momento, é mais benéfico esperar até ter um patrimônio líquido positivo antes de fazê-lo. Também é uma boa ideia esperar pelo menos um ano ou mais antes de negociar, especialmente se você comprou seu carro novo. Como os veículos se depreciam com o tempo e mais rapidamente no primeiro ano, o valor de um carro novo normalmente diminui muito rapidamente.
Em suma, isso significa que você pode ter patrimônio líquido negativo no veículo quase imediatamente. Claro, isso pode se transformar em patrimônio líquido positivo ao longo do tempo, mas é uma boa ideia esperar até ter certeza de que possui patrimônio líquido positivo antes de negociar. Se você tiver patrimônio líquido negativo, tente adiar sua negociação, se possível, para você financeiramente.