Um ponto cego de carro refere-se a uma área do seu carro onde os veículos próximos ficam fora do alcance dos espelhos retrovisores traseiros e laterais. Torna-se então difícil ver os carros no seu ponto cego quando seus olhos estão na estrada à sua frente, o que pode levar a uma colisão. Felizmente, um pouco de conhecimento e precauções subsequentes podem ajudar a minimizar esse risco.
Onde estão os pontos cegos de um carro?
Os veículos possuem pelo menos dois pontos cegos, um de cada lado do carro. À medida que um carro atrás de você passa pela lateral, ele passa do espelho retrovisor para o espelho lateral. Então, chega a uma área que está além do ângulo do espelho retrovisor lateral e não longe o suficiente para ser visível com o canto do olho quando você olha para a estrada à sua frente. Essa área em ambos os lados do carro é o que a maioria das pessoas chama de pontos cegos de um carro, embora também possa haver outros pontos cegos, dependendo do tipo de veículo e de seu design. Essencialmente, quanto maior o carro, maior será o ponto cego.
Os pontos cegos aplicam-se não apenas ao que você vê enquanto dirige, mas também ao que outros motoristas veem. Uma boa regra a lembrar é que se você não consegue ver os espelhos deles, eles não conseguem ver você.
O que torna os pontos cegos dos carros tão perigosos?
Ser capaz de ver outros motoristas ao seu redor é extremamente importante para manter você e outros motoristas seguros na estrada. Imagine que você está passando por alguém. Você saiu da visão traseira e lateral e está no ponto cego do outro motorista. Se esse outro motorista não perceber sua presença e decidir mudar de faixa naquele momento, existe o risco de bater em você.
Dicas para ajudar a evitar ou minimizar o ponto cego do seu carro
Há coisas que você pode fazer como motorista para ajudar a minimizar e gerenciar o risco potencial que os pontos cegos do carro podem representar:
Ajustando seus espelhos
Ajustar corretamente os espelhos é uma das maneiras mais importantes de mitigar os pontos cegos. Ao ajustar os espelhos, é útil fazê-lo no banco do motorista, com a cabeça na posição normal de dirigir. Os espelhos retrovisores com ângulo adequado devem revelar apenas uma pequena parte da carroceria do seu carro em cada lado. Um espelho retrovisor com ângulo adequado deve oferecer uma visão clara de todo o pára-brisa traseiro. É uma boa prática inspecionar seus espelhos sempre que dirigir para garantir que estejam em suas posições otimizadas.
Estar familiarizado com o seu ponto cego
Ajuda estar familiarizado com os pontos cegos do seu carro. Uma boa maneira de ter uma ideia segura de onde eles estão localizados é tentar localizar seus pontos cegos enquanto você está estacionado em algum lugar. Pode até ser benéfico ter uma ideia aproximada de quanto tempo leva para um carro sair do seu ponto cego. Você poderia pedir a um amigo para passar por você enquanto você estaciona. Dessa forma, se você notar que um carro entrou no seu ponto cego, você terá uma noção melhor de quanto tempo adicionar antes do próximo movimento para garantir que o outro carro esteja livre.
Estar atento
Mindfulness é uma habilidade desejável como motorista. Fazer coisas como reservar um momento extra para garantir que ninguém venha antes de fazer um movimento pode ajudar muito a garantir sua segurança. Estar atento ao ponto cego de outro motorista também é útil para evitar permanecer lá por muito tempo. Também é uma boa prática estar atento à sua sinalização, fazendo-a com antecedência suficiente para que outros motoristas tenham tempo suficiente para responder a ela.
Usando uma verificação rápida do ombro
Ao tentar mudar de faixa, você pode olhar rapidamente por cima do ombro em direção ao ponto cego do seu carro para garantir que esteja limpo antes de prosseguir.
Ao utilizar uma verificação de ombro, é útil ter cuidado e estar atento ao que está ao seu redor antes de tentar. Também é melhor voltar os olhos para a estrada à sua frente o mais rápido possível.
Monitoramento de ponto cego
Os fabricantes de automóveis estão constantemente a implementar novas tecnologias para manter os consumidores seguros e não se esqueceram de abordar o ponto cego. Um monitor de ponto cego usa câmeras, radar e muito mais para detectar objetos que estão dentro ou se aproximando de seu ponto cego e, em seguida, alertá-lo sobre sua presença. O monitoramento de ponto cego também pode ser conhecido como aviso de ponto cego, detecção de ponto cego, sistema de informação de ponto cego ou alguma outra variante, dependendo da montadora.
Algumas versões desses sistemas podem até fornecer feedback se você tentar entrar nessa faixa enquanto alguém estiver em seu ponto cego, como vibrar o volante. Existem também versões assistidas que podem ajustar fisicamente a direção ou pisar no freio se você correr o risco de bater em algo no ponto cego. Consulte o manual do proprietário para ver se o seu carro possui algum desses recursos disponíveis. Caso contrário, eles podem ser algo a considerar na próxima vez que você comprar um carro.
Resumindo
Vale a pena levar a sério os pontos cegos dos carros, mas não há motivo para medo – eles podem ser gerenciados com um pouco de conhecimento. Todo carro tem alguns pontos cegos, e bons motoristas reservam um tempo para se familiarizarem com eles. Essa compreensão pode ajudá-lo a desenvolver uma noção de quanto tempo leva para alguém eliminar seu ponto cego. Também ajuda a ter uma ideia dos pontos cegos de outros motoristas. Você também pode usar tecnologia como sistemas de monitoramento de ponto cego para ajudá-lo, o que pode ser um recurso a ser observado na próxima vez que for comprar um carro.