Os danos causados pelas inundações são uma das piores coisas que podem acontecer a um carro. Os danos causados pelas inundações levam a uma série de problemas que são difíceis, ou mesmo impossíveis, de eliminar e podem ser uma dor de cabeça financeira para o proprietário. Por esses motivos, você deseja saber como verificar se há danos causados por inundações no carro antes de comprar um carro usado.
Sinais de danos causados por inundações de carros
Pode ser difícil localizar um carro danificado por enchentes. Carros danificados por inundações nem sempre apresentam sinais óbvios de danos. Além disso, vendedores inescrupulosos fazem algo chamado “lavagem de títulos”. A lavagem de título ocorre quando um vendedor tenta apagar o histórico do veículo, tornando mais fácil vender o carro danificado por um preço mais alto, sem nenhum registro de que ele tenha sofrido uma inundação.
Mas não se preocupe. Mesmo que um vendedor tente encobrir os danos causados pela enchente de um carro, existem maneiras de detectá-los. Aqui estão alguns dos grandes para procurar (e cheirar):
- Odores incomuns: Existem dois testes que você pode fazer para identificar o cheiro de mofo decorrente do mofo. Primeiro, ao desligar o carro e fechar todas as portas e janelas por alguns minutos, veja se percebe algum cheiro incomum. Em segundo lugar, ao ligar o ar-condicionado, você notará o mesmo tipo de odor de mofo.
- Ferrugem em áreas metálicas embaixo e dentro do carro: Quando o metal é exposto a muita umidade, ele começa a enferrujar. Você pode verificar isso na estrutura do assento, nos parafusos do piso do carro e nos trilhos do assento.
- Carpetes manchados ou descoloridos: Se você notar que o carpete apresenta manchas, dois tons diferentes ou linhas tênues de marca d’água, isso pode indicar que a água penetrou no interior.
- Sujeira e areia consolidadas: Detritos orgânicos reunidos em torno das superfícies internas e externas de um carro significam que a água provavelmente evaporou dessa superfície.
Além dos pontos acima.
- Procure um revendedor confiável consultando os relatórios do Better Business Bureau (BBB) ou do Kelley Blue Book.
- Verifique o histórico do veículo por meio de um recurso que fornece relatórios de histórico do veículo, que indicarão se foi feito um sinistro de seguro contra inundações no carro.
- Verifique no porta-malas e sob o capô se há odores adicionais, descoloração, ferrugem e detritos.
- Faça um test drive com o carro e observe os componentes elétricos, como rádio e alto-falantes. Se não estiverem funcionando corretamente, isso pode indicar danos por inundação que afetaram a fiação elétrica.
E se um revendedor lhe vender um carro danificado?
OK, digamos que você fez toda a devida diligência e um revendedor ainda lhe vende um carro danificado. O que você pode fazer? Primeiro, peça o feedback de um mecânico sobre a extensão e o tipo de dano. Se eles confirmarem que se trata de danos causados por inundações, o próximo passo é marcar uma reunião com sua concessionária. Se os danos causados pelas inundações forem confirmados, você poderá ter direito ao seu dinheiro de volta. Existem departamentos estaduais locais destinados a impedir o funcionamento de empresas fraudulentas que podem ajudá-lo.
Não tão molhado atrás das orelhas
Claramente, você quer pensar duas vezes antes de comprar um carro usado danificado por enchentes, e agora você conhece alguns dos sinais mais reveladores. Infelizmente, porém, existem revendedores por aí que podem lhe vender um carro danificado por enchentes, conscientemente ou não. Portanto, caso você acabe fazendo uma compra ruim, há algumas etapas que você pode seguir para não ficar completamente desanimado.